• Churrascaria Kieza

Você sabe fazer churrasco de picanha?

A picanha é o corte preferido dos brasileiros na hora de fazer um churrasco. Ela é retirada da peça da alcatra, e seu preparo exige apenas alguns cuidados básicos.

Primeiramente você deve definir como pretende fazer, inteira no espeto ou cortada para a grelha.


Como temperar:


Uma dica super interessante, é você fazer alguns pequenos riscos na parte da gordura, pois isso irá ajudar a absorver melhor o sal.

Se você optou pela grelha, na hora de cortar a picanha, você deve medir 2 dedos (masculinos) ou 3 dedos (femininos) de espessura, começando sempre pela parte menor da carne.

Caso você tenha optado pelo espeto, você não precisa fazer mais nenhum corte além dos pequenos riscos na camada de gordura para a absorção do sal.

O tempero básico para a picanha é o sal grosso. No caso da picanha no espeto, você deve utilizar uma boa quantidade do sal, e deixar a carne descansar por 5 minutos com a gordura virada para baixo. Após esse tempo, basta apenas retirar o excesso de sal.

Já no caso da picanha para grelha, você deve utilizar uma quantidade menor de sal grosso nos dois lados da carne. Neste caso você também deve deixar a carne descansando por uns 5 minutos.



Como preparar para o espeto:


Na hora de colocar a picanha no espeto, você deve tomar muito cuidado para não se ferir, ou estragar o pedaço de carne.

Com o espeto virado para cima, você deve posicionar a carne bem no centro, e fazer movimentos leves de um lado para o outro.

Antes de assar a picanha, você deve primeiramente selar a carne, para que não haja a perda do suco de dentro da carne, assim garantindo a suculência dela.

Para selar, você deve colocar o espeto com uma distancia de 15 centímetros da brava, com a gordura virada para cima. Após 10 minutos você deve virar a gordura para baixo, e aguardar entre 10 e 15 minutos.

Agora sim você pode assar, deixando a gordura novamente virada para cima por aproximadamente 40 minutos, com a distancia de 40 centímetros da brasa. Após esse tempo você deve virar mais uma vez a carne com a gordura para baixo, e deixar por mais uns 15 ou 20 minutos. Se você achar que precisa assar mais, volte para a churrasqueira até o ponto desejado.

Na hora de cortar, lembre-se, sempre começar pela parte menor da carne.



Como preparar para a grelha:


Neste caso, a carne deve ficar numa distancia de 15 centímetros da brasa, com o fogo sem labaredas. Uma dica é você colocar as peças maiores no fundo da grelha, pois elas demoram mais tempo para ficar no ponto ideal.

Após uns 15 minutos, quando o suco começar a aparecer na parte superior da carne, você deve virar ela.

Agora a carne já está no seu ponto médio, e fica a critério do churrasqueiro a hora retirar a carne, mas vale lembrar que a picanha é muito mais saborosa ao ponto para mal passada.-5

84 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Churrascaria Kieza

Artboard 1.png